Salomão, personagem bíblico anterior a Cristo, reinou sobre Israel durante cerca de quarenta anos. Ganhou notoriedade pela sua riqueza, reinado sem guerras e, especialmente, pela grande sabedoria. Sua famosa e iluminada decisão na disputa por um bebê entre duas mulheres que se intitulavam mãe da criança encontra registro na Bíblia, no livro de Reis, capítulo 3, versículos 16 a 28.
O exemplo de paz e sabedoria salomônica espalhou-se pelo mundo. Em Várzea Alegre, pequena cidade do sertão cearense, no final da década de setenta, o comerciante José Gonçalves, conhecido como Zé Manga Mucha, recebeu de um freguês o presente de um saco de manga jasmim. Imediatamente, Zé chamou seu filho Josimar, conhecido por Mazin, e disse:
- Vá deixar esse saco de manga em casa.
Josimar retrucou, resmungando:
- É danado, por que pai não manda Jossian, que é mais velho?
Ao ser citado, Jossian logo se recusou a carregar o saco.
- Pai, mande Josibel, pois eu tou ocupado.
- ôxi, Mazin e Jossian não quis levar. Eu também não vou não. – disse Josibel.
Como os três filhos se recusaram carregar o presente até sua casa, localizada bem próxima da bodega, o comerciante Zé Manga Mucha levantou a voz com rispidez e determinou ao filho Josimar:
- Mazin, vá agora mesmo levar esse saco de manga em casa. Não quero conversa.
Josimar dessa vez não argumentou. Sob o olhar severo do pai e percebendo o sorriso irônico dos irmãos, apanhou o saco e saiu em direção à sua casa. Quando o carregador retornou, o comerciante se dirigiu a Jossian e ordenou:
- Vá agora lá em casa e traga o saco de Manga.
Os filhos entranharam a determinação. Só se o pai não quisesse mais saborear a deliciosa fruta tropical. Porém quando o saco de manga voltou a bodega trazido por Jossian, seu Zé determinou a Josibel:
- Agora você vá levar de novo o saco de manga lá em casa.
Colaboração: Josimar Caldas Bezerra, Mazin
Seu Zé, nossa, como eu sempre gostei muito de Seu Zé! Agora mais ainda, homem sábio esse!
ResponderExcluir