sexta-feira, 20 de setembro de 2013

796 - ALAMBIQUE DE OURO


[Encomenda Bebado para Marcio[6].jpg]

Em recente viagem, visitei um dos pontos mais conhecidos e movimentados de Belo Horizonte, o Mercado Central. Inaugurado em 1929, o  prédio ocupa uma área privilegiada na região central da cidade.

Cerca de 400 lojas vendem hortifrutigranjeiros de ótima qualidade, produtos típicos como queijos e doces mineiros, artesanatos, ervas e raízes.

Mas o que chamou atenção foi o preço da famosa cachaça Havana, fabricada em Salinas, Minas Gerais, desde 1943. A marca detém vários títulos de melhor cachaça do Brasil. O valor da garrafa de aguardente supera o de muitos uísques escoceses pois custa quatrocentos e cinquenta reais.

Naquele momento lembrei das guritas do mercado velho de Várzea Alegre que vendem cachaça por um valor bem mais acessível. Tanto que, na cidade cearense, quando passava um pinguço pela antiga Rua dos Perus, o saudoso ferreiro Chico Basil reconhecia:

- Oia. Aquele ali num tem mais nem um tostão pra bebê. Tá só na fubuia do mercado.

- E como tu sabe, Chico? – indagava um amigo.

- Só espiá no couro dele. Pode repará que soltano que nem pele de cobra...

(imagem Google)

*Fubuia' é um regionalismo do nordeste brasileiro, que significa cachaça e que em Várzea Alegre também tomou o significado de bebida de má qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário