Logo mais em 20 de julho serão comemorados os 40 anos da chegada do homem à lua. Era tempo da guerra fria contra a antiga União Soviética quando os Estados Unidos patrocinaram um impressionante passeio de militares pelo território lunar.
Essa história sempre provocou polêmica no mundo inteiro, existindo até hoje teses defendendo que a visita à lua se revestiu de mera fraude dos americanos, desejosos de impressionar o conflituoso mundo da época com o seu poderio bélico e tecnológico.
Na pequena e então isolada Várzea Alegre, a inusitada viagem do astronauta Neil A. Armstrong e seus companheiros também provocou discussões entre os moradores. O cético José Alves da Costa, renomado fazendeiro, nunca engoliu a famosa aventura americana.
Recordista na produção de arroz em suas terras férteis dos sítios Baixio do Exu e Umari, Zezin Costa, como conhecido, perdia a paciência quando alguém comentava acerca da chegada do homem à lua:
- Seu Zezin, a Rádia Educadora do Crato tá dizendo que os “ostronauta” agora vai visitar outros pranetas. Achou pouco ir pa lua.
Ao ouvir tais comentários, o enfezado Zezin Costa gritava em toda altura:
- Vocês acreditam em toda mentira. Vai ver esses homem foi pro outro lado da serra e tão dizendo que foi pra lua.
(imagem Google)
Nenhum comentário:
Postar um comentário