domingo, 15 de março de 2009

15 - BIG BEN CEARENSE



Meu avô paterno nasceu Raimundo Cavalcante, mas logo se tornou conhecido como Raimundo Silvino, em referência ao seu pai. Trabalhador, comunicativo, marcou fortemente sua história, deixando exemplos de iniciativa, coragem e honestidade. Até hoje, vários descendentes continuam exercendo atividades comerciais iniciadas pelo filho do Mestre Silvino.

Outras facetas marcantes na vida do meu querido avô também são sempre lembradas. Uma delas era seu lado britânico. Mesmo não vindo da Terra da Rainha, exagerava um pouquin no cumprimento dos horários.

Meu avô viajou várias vezes ao Cariri para adquirir mercadorias e abastecer seu comércio em Várzea Alegre. Saía tão cedo para superar os cerca de cem quilômetros da viagem que, ao chegar em Juazeiro do Norte, por algumas horas, aguardava o comércio da terra de Padre Cícero abrir suas portas.

Outro dia, ainda na escuridão da madrugada, meu avô foi até a Casa São Raimundo, de sua propriedade, e encontrou o comércio fechado. O responsável pela abertura da bodega era seu primogênito. No local, meu avô, visivelmente aborrecido, comentou com o proprietário do estabelecimento vizinho, José Primo de Moraes:

- Zé Bilé, o expresso Crateús já chegou com os passageiros do Juazeiro e Luiz, que mora aqui pertin, ainda não apareceu para abrir a Bodega.

 
Colaboração: Luiz Fernando Costa Cavalcante
(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário