terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

123 - A ARTE DA GUERRA





           Há mais de dois mil e quatrocentos anos o chinês Sun Tzu escreveu A Arte da Guerra. Em várias épocas, seus ensinamentos de estratégias bélicas serviram para orientar batalhas históricas, como as lideradas por Napoleão, Hitler e Mao Tsé Tung. Mas hoje, outras áreas do conhecimento, inclusive a economia e a administração de empresas, utilizam os ensinamentos da obra milenar.

            Em Várzea Alegre, na região centro-sul cearense, na década de sessenta, Antônio DuVirgem se tornou conhecido por sua perigosa mania de atear fogo em tudo que aparecia a sua frente. Certo dia, no sítio Sanharol, um grande cachorro atacou ferozmente e mordeu a perna do incendiário.

           Decorridas algumas semanas, Antônio DuVirgem se deparou novamente com o feroz animal. Mas dessa vez o cão descansava de barriga para cima na sombra de um pé de cajarana. Antônio não se utilizou do fogo. Pisando macio, apanhou uma “banda de tijolo” e atirou com força contra seu desafeto. O animal saiu em desabalada carreira, mancando e latindo: cain, cain, cain...

          Antônio DuVirgem, com sua distorcida lucidez, encarnando uma das estratégias de guerra do grande militar chinês Sun Tzu, resmungou:

           - “Bandala Fomenga”!!!! Quem tem inimigo não dorme.





Colaboradores: César Júnior e Francisco de Assis(Tico de Mané de Vó).

Um comentário:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKVou morrer de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir