sexta-feira, 7 de novembro de 2014

883 - OS OVOS DE "KELÉ"




Todos os meses, em uma noite de lua cheia, um grupo de cerca de cem ciclistas deixam suas casas para pedalar por dezenas de quilômetros na rodovia que acessa o aprazível município de Mazagão.

Trata-se de um dos passeios mais concorridos do Amapá, especialmente por aqueles que usam suas bicicletas como instrumento para curtir a natureza, aliviar o estresse das atividades diárias e fazer novas amizades.

Ontem debutou nesse pedal, o amigo Everaldo Romano Palheta, popularmente conhecido como Kelé. Praticante do atletismo, do futebol e de outras modalidades esportivas, o amapaense de 64 anos possui uma energia inesgotável e uma irreverente simpatia.

Extremamente competitivo, bastou a balsa atravessar o Rio Matapi, para Kelé sair em disparada rumo a Mazagão. Sequer esperou para apreciar a beleza da lua e posar para a tradicional foto na ponte sobre o Rio Vila Nova.

Só voltei a encontrar o atleta sexagenário na padaria da sede de Mazagão, onde os ciclistas se reunem para repor as energias gastas no percurso. Observando sua cara tristonha e acabrunhada, logo perguntei:

- O que houve, Kelé? Que cara é essa?

Desconfiado, em pé, sozinho em um canto, o amigo me confidenciou, em voz baixa:

- Mano, negócio tá feio. Amassei um dos meus ovo...

A resposta me causou extrema preocupação. Mesmo acostumado a pedalar em sua barraforte, certamente Kelé estranhara o duro celim de sua nova bicicleta estilo mountain bike.
 
Eu buscava informações acerca da unidade de saúde local para cuidar dos testículos avariados do amigo, quando Kelé esclareceu:

-Trouxe dois ovo para tomar cru aqui em Mazagão, mas um dos ovo se espatifou todo dentro da mochila...

(imagem Google)

2 comentários: