terça-feira, 12 de janeiro de 2010

109 - OUTRA PROFECIA




        Em certos anos a estação chuvosa demora ainda mais para começar no sertão nordestino. Tanto que até 19 de março, dia de São José, padroeiro do Ceará, os sertanejos esperam que o líquido precioso caia com abundância do céu.
 
       A angústia do nordestino se explica pelo transcurso demorado da estação seca. Quando chegam os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, chamados borrobrós, o sertão seca e a cor cinza predomina na paisagem.
 
        Anos atrás, no final do mês de dezembro, depois de uma longa e sofrida estiagem, Mané Fôia, conhecido profeta e adivinho, foi convidado para apresentar suas previsões para o ano seguinte em um programa matinal da Rádio Cultura de Várzea Alegre. Sobre a próxima estação chuvosa mostrou pessimismo. Para tristeza dos ouvintes, o profeta varzealegrense previu que as primeiras chuvas só molhariam as terras do município lá pelo mês de fevereiro.
 
       Mas, depois de cerca de meia hora de previsões, quando o profeta deixou o isolado estúdio, a recepcionista da rádio foi logo falando:
 
      - Seu Mané, vou emprestar meu guarda-chuva pro senhor não se molhar . Lá fora tá caindo o maior toró, relampejando e trovoando.

 
Colaboração: Antônio Ênio Máximo de Menezes
(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário