sábado, 23 de janeiro de 2010

112 - CONTRAMÃO





        Só quando o homem abandonou os animais como meio de transporte para usar os veículos automotores surgiu a necessidade de regulamentação de sinais e de estabelecer outras normas de trânsito. Assim, as placas de “pare”, “contramão”, “proibido estacionar” e outras têm pouco mais de cem anos.
 
        As regras e punições surgiram inicialmente nas cidades maiores e mais ricas. Porém, como os carros e motocicletas invadiram o planeta, as pequenas cidades também precisaram organizar a circulação dos seus veículos.
 
         Recentemente algumas estreitas ruas de Várzea Alegre passaram a ter sentido único de trânsito, entre elas parte da Rua Coronel Pimpim, conhecida também por Rua dos Peru.
 
          Logo que houve a mudança, o agricultor e poeta popular Zaqueu Guedes subia em uma motocicleta pela Rua dos Peru quando foi abordado por um guarda de trânsito. Ao receber a informação de que não mais poderia seguir em frente, o extrovertido Zaqueu reclamou:
 
        - Só no Crato mesmo! Desde minino subo a ladeira da Rua dos Peru. Já passei aqui a pé, de jumento, bicicleta, trator e moto. É danado! Agora com oitenta ano no lombo num posso mais.


(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário