domingo, 16 de dezembro de 2012

689 - DUPLICAÇÃO DO RAMAL




Certa tarde da década de oitenta, em um estreito ramal do sítio Timbaúba, aprazível zona rural de Várzea Alegre, aconteceu o encontro que todos aguardavam e temiam. Os agricultores Zaqueu Guedes e Zé Batista, cada um conduzindo uma velha e possante camioneta, dirigindo em sentidos opostos, quase bateram de frente. Faltou pouco para os pára-choques dos veículos se tocarem.

 Com dificuldade, passando perto das cercas, os dois veículos cruzariam naquele estreito trecho da estrada. Mas Zaqueu preferiu não arriscar, botou a cabeça fora da boléia e gritou:

- Zé, meta uma pra trás que laculá a estrada enlarguesse...

O limitado motorista tentou voltar mas a manobra deixou o veiculo atravessado e fechando completamente a estrada vicinal. Foi a vez de Zé Batista sugerir:

 - Zaqueu , é mió você vortá na sua fubica...

Com muita dificuldade e fazendo barulho, o velho agricultor engrenou a marcha ré e saiu ziguezagueando até bater em uma cerca de madeira. 

O que já estava difícil piorou. Com os carros fechando totalmente o ramal, não dava pra passar na estrada nem de bicicleta. Vendo a situação se complicar, o poeta popular e lavrador  Zaqueu propôs:

- Zé, o jeito é nós arredá a ceica de seu Fausto* pro lado pra mode nós passá. Apois, já, já vem o õibu pegá os aluno.....  


* antigo morador do Sítio Timbaúba...
(imagem Google)

Um comentário:

  1. Zaqueu foi a agência do Banco do Nordeste do Brasil fazer uma proposta de empréstimo. Chegou, tomou chegada do gerente e disse que pretendia fazer um empréstimo.

    O Gerente lhe afirmou que, no momento, a unica linha de credito disponível era para financiamento de gaiolas. Zaqueu não pensou duas vezes e respondeu: "Dá mermo certo, meu gerente, deixei, em casa, quatro cabeças vermelhos presos num alçapão!

    A gaiola em referencia era para criação de peixes.


    ResponderExcluir