domingo, 3 de novembro de 2013

808 - FELIZ VÁRZEA ALEGRE




No livro O Avesso das Coisas, o grande Carlos Drummond de Andrade escreveu que “ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”. E a cidade de Várzea Alegre, encravada no sofrido sertão cearense, demonstrou que a assertiva do poeta de Itabira era verdadeira.

O programa Globo Reporter apresentou ao mundo a nossa querida cidade e destacou a vida simples e alegre de João Mendonça(Palhaço Palito), e Antônio José de Souza(Pelé), muito conhecidos entre os varzealegrenses.

Essa caminhada de alegria e bom humor em Várzea Alegre começou bem antes, com o afamado motorista Zé Filipe, que, por onde andava, contava as histórias pitorescas de nossa cidade. Também contribuíram para essa boa fama os divertidos Alberto Siebra, Antônio Ulisses e Chico Basil.

Não dá pra esquecer Chagas Taveira, Pé Véi, Oliveira Brito (Vêra) e outros simples e carismáticos personagens da cidade, que distribuíram alegria mesmo sofrendo as agruras da dura vida do semiárido nordestino.

Foi nesse cenário de simplicidade e contentamento, pelos bares da cidade do cariri cearense, que Mané Cachacinha, há várias décadas, resumindo o sentimento de felicidade do lugar, cunhou a enigmática frase:

- Várzea Alegre é natureza.


(imagem Google)

3 comentários:

  1. Parabenizo Flávio Cavalcante pelo registro da reportagem do Globo Repórter que sexta última mostrou ao mundo a nossa querida Várzea Alegre, mostrando seus talentos, figuras folclóricas e os sorrisos estampados nas figuras mais simples da nossa cidade.Poucos conterrâneos como você que escreve e valoriza os nossos costumes,nossas tradições e amor que tem pelo seu torrão amado.Parabéns Flavinho, um varzealegrense apaixonado por sua terra! abraçãoo.

    Antonio Costa

    ResponderExcluir
  2. E Várzea Alegre exporta alegria. Mandou vc pra cá, deixando Macapá e a blogosfera mais alegre...

    ResponderExcluir
  3. É sempre uma alegria ler essas histórias da minha terra. Ajuda a matar a saudade ...

    ResponderExcluir