sábado, 2 de agosto de 2014

877 - OS MISSIONÁRIOS GERMÂNICOS




Passado algum tempo da fatídica partida de 8 de julho, agora parece possível falar sem tanta dor da vergonhosa derrota sofrida pela seleção brasileira na semifinal da Copa do Mundo. Naquele dia, o forte selecionado alemão nos atropelou como jamais ocorrera na história do nosso futebol. Tentei me lembrar de outro placar de 7 a 1 em uma partida de qualquer campeonato, nacional ou estrangeiro, mundial ou interdistrital, mas minha memória não conseguiu revelar nenhuma goleada semelhante.

Essa massacrante passagem futebolística trouxe à mente a história contada diversas vezes pelo irreverente ferreiro Chico Basil e acontecida em meados do século passado na pequena e à época isolada Várzea Alegre. Ele dizia que de tempo em tempo apareciam por aquelas bandas do sertão cearense grupos de missionários do sul do país em visita às residências. Com porte físico avantajado, brancos e vestidos de maneira diferente, aqueles estranhos homens chamavam a atenção do sertanejo.

Certa manhã, a magra mãe de Chico Basil, conhecida como Senhora, pilava arroz no terreiro da casa quando avistou de longe a aproximação de um grupo de missionários vestindo reluzentes roupas vermelhas Ao ver aqueles homens altos e ouvir o seu diferente sotaque, a cuidadosa mulher, contaminada pelos preconceitos decorrentes da segunda grande guerra, gritava para o filho pequeno o alerta que Felipão também deveria ter feito aos seus jogadores:

- Chico, meu fi, entra pra dento que lá vem os alemão...
 
Colaboração Terezinha Costa Cavalcante
(Imagem Google)

Um comentário: