sábado, 17 de janeiro de 2015

889 - O TALO DO JERIMUM



Por muitas décadas, Várzea Alegre se destacou no Ceará pela sua produção agrícola, especialmente de algodão e arroz. A letra do Hino do Município, do compositor José Clementino, lembra os lindos arrozais plantados nas várzeas de riachos como do Machado, Mocotó, Caiana e Feijão.

Um dos muitos produtores rurais que contribuiram para tornar Várzea Alegre conhecida como a Terra do Arroz foi José Alves Costa, conhecido como Zezin Costa, proprietário de extensas e férteis terras no município cearense.

Certo dia, na segunda metade do século passado, Zezin Costa contratou os serviços do motorista Elias Frutuoso para uma viagem ao vizinho município do Iguatu, onde tratou de alguns negócios e aproveitou para ir à feira da cidade. Ao observar o velho agricultor se admirar com a boa qualidade das frutas e verduras expostas pelos feirantes, o jovem motorista comentou:

- Seu Zezin, no Crato é que tem fruta e verdura boa. Por que o sinhô não vai morar logo no Crato, hômi?

- Eu lá vou deixar de ser o girmun* pra ser o talo. - disse, o experiente agricultor,

-  Por que, seu Zezin? – insistiu, o motorista Elias.

Conhecido e respeitado em sua cidade natal, o bem sucedido produtor rural completou:

- Rapaz, pra eu chegar nos canto do Crato e o povo perguntar quem eu sou e um cabra responder: Acho que é um tal de Zezin Costa, parece que veio das bandas da Várzea Alegre...

Colaboração: Elias Frutuoso

(imagem Google)

Um comentário:

  1. Muito sabio,ele se sentia mais a vontade em sua terra natal,onde era conhecido e respeitado.

    ResponderExcluir