segunda-feira, 23 de março de 2015

905 - SUMIDOR DAS MELOSAS


Nas ermas estradas vicinais do sertão surgiram muitas histórias de trancoso, passagens fantásticas do repertório popular, uma delas a de um sumidouro existente na estrada das Melosas, aprazível sítio localizado às proximidades do município de Várzea Alegre.

O imaginário dos moradores da região atribuía todo desaparecimento de animal ou de pessoas a um buraco sem fundo existente no estreito caminho que dava acesso a outros sítios como Recanto, Rosário e Riacho do Meio dos Leós. Muita gente temia por ali passar em horários de pouco movimento e ser engolido pelo fenômeno que surgia esporadicamente.

Certa manhã de sábado da década de 1950, bem cedo, com o sol ainda tímido, o agricultor João Gonçalves de Oliveira, conhecido como João de Gregorinha, passava pela estrada em seu cavalo quando avistou o temido buraco se abrindo a sua frente. Assustado, João puxou repentinamente as rédeas, o animal se desequilibrou e o agricultor caiu desajeitadamente ao solo.

João de Gregorinha ainda se recuperava do susto, limpando-se e acalmando o cavalo, quando Anália, gentil moradora das Melosas, se aproximou rapidamente com uma caneca na mão e falou:

- Seu João, que que sucedeu? Tome um poquin d'água?

O conhecido varzealegrense, envergonhado com a queda e sem querer contar a fantasiosa razão do tombo, pôs o pés no estribo do cavalo e, retomando o percurso, resmungou:

- Carece não, Anália. Levei foi uma queda, num comi doce de leite não...

(imagem Google)


Colaboração: Antônio Alves da Costa Neto

5 comentários:

  1. Excelente. Elvira gregorio

    ResponderExcluir
  2. Consigo imaginar casa passagem...Poxa como adoro viajar desse jeito!!!! Li num momento em que estava estressada é num segundo viajei. ..me acalmei. ..e voltei para minha rotina ...Consigo imaginar casa passagem...Poxa como adoro viajar desse jeito!!!! Li num momento em que estava estressada é num segundo viajei. ..me Consigo imaginar casa passagem...Poxa como adoro viajar desse jeito!!!! Li num momento em que estava estressada é num segundo viajei. ..me acalmei. ..e voltei para minha rotina .... ..e voltei para minha rotina ...

    ResponderExcluir
  3. Gostei da história do meu pai

    ResponderExcluir
  4. Lindo a história do meu pai

    ResponderExcluir
  5. Lindo a história do meu pai

    ResponderExcluir