domingo, 3 de abril de 2016

922 - O MARQUÊS DE BICICLETA

-->

Buscando voltar no tempo,  usando roupas elegantes, com bicicletas antigas e de estilo mais tradicional, em 2009 surgiu em Londres, na Inglaterra, o movimento que se espalhou pelo mundo e por algumas cidades do Brasil com o nome Bike Chic Retrô

Em Macapá, os amigos Jair Borges e Leandro “Bombeiro” juntaram vários grupos de ciclistas e desde o ano de 2015 realizam o Pedal Chic Retrô. Como na primeira edição, neste ano de 2016, o evento contou com cerca de cem participantes, que cuidaram de detalhes nas vestimentas e nas bikes para lembrar o período em que as bicicletas eram maioria sobre os automóveis nas vias das cidades.

Saindo da Fortaleza de São José de Macapá, ontem, dia 2 de abril, o estiloso passeio percorreu as ruas centrais e da orla do Rio Amazonas e parou em outros prédios históricos e importantes da capital amapaense, como a antiga Intendência – atual Museu Joaquim Caetano, Igreja de São José e sede regional da Ordem dos Advogados do Brasil. No final, todos se confraternizaram e saborearam lanches servidos em um animado piquenique.

E mais uma vez os ciclistas contaram com o importante apoio dos conservados veículos do Clube do Fusca, despertando ainda mais o interesse e atenção de todos que assistiram à passagem do  II Pedal Chic Retrô.  

Como todos os participantes, cuidei pessoalmente dos detalhes da minha Cobrita, bicicleta de quadro antigo, especialmente montada para o evento. Em armarinhos da cidade, adquiri acessórios para minha vestimenta, como suspensório, óculos, gravata borboleta e cartola. Afinal, neste dia, encarno o antigo ciclista com o título honorífico de  Marquês de Várzea Alegre.

Como também busquei registrar as imagens do pedal, em alguns momentos me distanciei e me separei dos demais participantes, buscando melhores ângulos para as fotografias. Em um desses momentos, no final do passeio, no entorno da histórica Fortaleza, uma criança de aproximadamente cinco anos me viu passar apressadamente na minha exótica bicicleta,  desengonçado e pouco elegante, com uma exagerada cartola na cabeça. O pequeno garoto correu em direção a um grupo e pessoas, e, apontando para mim, gritou várias vezes:

- Olha, papai, um palhaço. Um palhaço de bicicleta, papai...

(imagem Google)

2 comentários:

  1. Por falar em bicicleta, Benedito de João de Martins do Sitio Gibão, depois de uma temporada de 15 anos ganhando e juntando dinheiro em São Bernardo, resolveu voltar a Várzea-Alegre a passeio.

    No terceiro dia das férias desempacotou uma bicicleta portentosa, botou roupas apropriadas, nunca vistas práquelas bandas e partiu para uma atividade física.

    Quase em frente ao Sindicato Rural, já entrando na rua dos Perus, pra seu azar, Zaqueu Guedes vinha na sua Baik desenfreada e se deu a maior barroada.

    Foi Benedito prum lado, Zaqueu pro outro e o monte de bicicletas as vistas dos curiosos.

    Benedito bateu a poeira e gritou abusado pru Zaqueu - Qual é a tua bicho?

    Zaqueu com a inteligencia que só ele tem respondeu : É essa encarnada velha que quebrou a corrente.

    ResponderExcluir
  2. ... essas crianças, com toda a sua inocência, não tem idéia de quanto é maravilhoso reviver, mesmo que por poucas horas, uma época em que a elegância de se vestir e de se portar numa sociedade era absolutamente normal

    ResponderExcluir