domingo, 24 de abril de 2016

923 - A "BUDEGA" E OS ROLOS DE FUMO

-->

A Casa São Raimundo, estabelecimento do ramo de secos e molhados, situada no centro de Várzea Alegre, sertão cearense, completa, neste mês de abril de 2016, setenta anos de funcionamento ininterrupto. Em 1946, foi adquirida pelo comerciante e agricultor Raimundo Cavalcante, popularmente conhecido por Raimundo Silvino.



Em meados do século passado, nas tratativas para compra da budega,  houve um pequeno entrave que quase impediu a concretização do negócio. Mário Cassundé, proprietário, condicionou a venda do ponto comercial à inclusão de uma grande quantidade de fumo em rolos, produzido no sítio Monte Alegre, município vizinho de Farias Brito.



Com a exigência, Raimundo Silvino pensou em desistir, pois suas economias não eram suficientes sequer para comprar a budega, quanto mais com os rolos de fumo incluídos pelo vendedor, o que dobraria a quantia necessária para o negócio, dez contos de reis.



Mesmo assim, acompanhado de seu filho primogênito Luiz Cavalcante, de apenas 10 anos, Raimundo Silvino visitou o depósito repleto de rolos de fumo, localizado no bairro Betânia, na pequena Várzea Alegre. Na ocasião, ao entrar e demorar alguns minutos no recinto, o menino Luiz se embriagou com o forte cheiro exalado pelo fumo.



Mário Cassundé insistiu na venda da budega casada com os rolos de fumo, contudo propôs que Raimundo quitasse inicialmente apenas o valor do ponto comercial, facilitando e parcelando o pagamento da quantia relativa ao fumo:



- Raimundo, você é um homem trabalhador e com crédito. O fumo você me paga na maciota...



Homem corajoso e empreendedor, Raimundo Silvino aceitou as condições e o negócio se concretizou. Em uma sorte comum àqueles que ousam, logo após a compra, o fumo melhorou substancialmente de preço no mercado, permitindo ao novo dono da budega pagar sua dívida com Mario Cassundé bem mais fácil e rapidamente do que esperava.



Atualmente, após 70 anos da compra, Luiz Cavalcante(Silvino), com 80 anos de idade, cheio de energia e disposição, continua a atividade iniciada pelo pai e se orgulha de contar essa história, da qual foi testemunha ainda criança.



Fosse um estudioso, um escritor, o experiente Luiz Silvino poderia lançar um livro de autoajuda para os novos comerciantes e empreendedores, certamente um best-seller, que, entre outras lições adquiridas em várias décadas de balcão, lembraria que não devemos nos apavorar, nem desanimar, quando o fumo entrar no negócio.



(imagem Google)

3 comentários:

  1. Quando for lançado o Best-seller quero uma edição autografada 🙏🙏🙏🙏🙏...Nada melhor que aprender com quem sabe. Um super Parabéns para o seu Luiz Cavalcante.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Flávio - Durante 55 destes 70 anos, o meu pai José de Pedro André foi cliente da Budega. Peço permissão para contar uma ocorrência envolvendo José André, a Budega e seu proprietário Luiz.

    José André comprou um kg de Café em caroço. Luiz envolveu num papel de embrulho. Na rua dos Lobos o pacote se desfez, e derramou o café, um produto de difícil aquisição aquela época. José André ia saindo deixando para trás o café. O seu compadre Chico de Umbilina emprestou um saco e o café foi apanhado com terra e tudo.

    Em casa nós catamos os caroços um por um e depois de lavados e colocado pra secar estava novo em folha.

    No outro dia José André resolveu devolver o saco e para não levar seco colocou uns dez kgs de fava. Quando chegou na porta da casa bateu palmas, a comadre perguntou da cozinha Quem é lá. Um menino viu José André com um saco no ombro e respondeu : mãe é um velho pedindo esmola. Então a comadre se aproximou do compadre com uma xícara de favas.

    José André aos risos disse - comadre eu trago favas neste saco que vocês vão demorar um semestre para consumi.



    ResponderExcluir
  3. Que coisa fantástica. Um história melhor que a outra.

    ResponderExcluir