terça-feira, 26 de julho de 2016

928 - II GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA DO JUAZEIRINHO

-->
 
     Neste último final de semana, a convite de Edinaldo Rodrigues e Sandro Santos, estivemos na zona rural de Várzea Alegre,  sertão cearense, acompanhando alguns momentos da segunda edição da gincana cultural e esportiva do distrito de Juazeirinho.

      Cerca de 100 crianças e adolescentes participaram de atividades promovidas pela Associação Comunitária do Juazeirinho com o apoio do grupo de jovens do vizinho distrito de Canindezinho.

      Foi emocionante e divertido ver jovens e crianças correrem pelos ramais de terra de chão batido. Mesmo sem calçar os tênis apropriados ou até mesmo correr descalços carregando as chinelas nas mãos, meninos e meninas mostraram a força socializante e educativa do esporte.

     Lembrando as tradicionais provas da Semana do Município, ocorreu ainda corrida de jumentos, com os animais montados e guiados por pequenos, corajosos e desenvoltos garotos. Entre as diversas modalidades assistimos à acirrada competição de ciclismo, com a utilização pelos jovens atletas das velhas bicicletas usadas para se deslocar no dia a dia pelas empoeiradas estradas vicinais da região.

      Na parte final das atividades da manhã de domingo, em meio às animadas provas de trancelim e das disputas das cadeiras, fotografávamos algumas frases do mestre Paulo Freire registradas na Escola São Pedro quando o garoto especial Wesley, mesmo com dificuldade para controlar os seus movimentos, fez questão de posar junto com as palavras do consagrado educador.

     O menino Wesley fez brilhar ainda mais a mensagem pintada na parede de que “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. E, ainda, nos fortaleceu a convicção de que abençoada e próspera é a comunidade que permite às suas crianças e aos seus adolescentes conhecer e saborear os deliciosos ensinamentos do esporte e da cultura.

(imagem Google)

6 comentários:

  1. Você escreve de forma que estou vivendo a cena de alegria dessa crianças ... revivo minha infância simples em que ter apenas o chão para correr era tudo, não queríamos e não precisávamos de mais nada, apenas a alegria de brincar. Demais Flávio. . . Demais .....

    ResponderExcluir
  2. Ficamos agradecido, a todos, em tela promovido tão grande emoção para centenas de crianças, ação como essa é que faz a diferença na vida de uma criança

    ResponderExcluir
  3. Trabalhos como esse contribuem para o aprendizado e despertam nas crianças o espírito esportivo e a coletividade. Muito bacana mesmo

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas palavras de coragem, incentivo e fé em um futuro iminente, eu em nome do grupo de jovens "JOVENS EM AÇÃO" venho expor nossos sinceros desejos de que através do empenho da nossa pequena e simples comunidade unida possamos alcançar dias melhores e ver as nossas crianças crescendo em união e garra pra vencer. Mais uma vez muito obrigada pela cobertura do nosso evento.

    ResponderExcluir
  5. A iniciativa de promover competição como esta denota um compromisso não só com o esporte, mas com a cidadania. Juarezinho, é um exemplo de diversos rincões brasileiros q com todas as dificuldades surgem anônimos, verdadeiros guerreiros pra quebrar paradigma e sonhar com futuro melhor pra realidade desse povo. E o que é mais bonito e o espírito e a alegria com q todos, em especial as crianças, se empenham por um lugar no podium. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Isso que é curtir a infância. Tenho certeza que tudo ficará registrado na memória desses garotos que se tornarão adultos felizes.

    ResponderExcluir