sábado, 5 de novembro de 2016

952 - SHAOLIN DE VÁRZEA ALEGRE






A grande tela do cinema me levou de volta à infância. Hoje, com minha filha Alice Maria, assisti ao filme SHAOLIN DO SERTÃO, maravilhosa comédia cearense que conta a história de Aluísio Li, um padeiro de Quixadá que sonha em ser um grande lutador.
Não bastassem as imagens, os figurinos e as falas típicas do meu sertão natal, a película me trouxe a lembrança da época em que eu e todos os meninos da minha geração sonhávamos ser lutadores chineses como Shaolin ou Bruce Lee.
Na década de 1970 vivia-se o auge dos filmes de Kung Fu, produzidos na antiga colônia britânica de Hong kong. Essas obras se espalharam pelo mundo e chegaram ao à época isolado sertão cearense.
Ao sair do Cine Alvorada, dos irmãos Zé e Raimundo de Borgin, em Várzea Alegre, os meninos da minha época de criança pulavam, gritavam e golpeavam como se fossem um dos  protagonistas de sucessos como  “Dragão Chinês” ou “Shaolin Contra os Filhos do Sol”.
Eu e meus amigos só acordávamos do sonho e descobríamos não possuir os poderes e as técnicas dos heróis do cinema chinês quando alguém, do meio da rua, nos alertava insistentemente:
- Larguem de besta.  Vão infiá bufa em cordão. Vocês vão é rachá o quengo* com esses pinote** desmatelado...
* cabeça
** salto
(imagem Google)

Um comentário:

  1. Muito bacana esse estorinha, pois alguns de nossos sonhos foram inspirados na sétima arte, a final quem quando moleque(a)s nunca pensou ser o Zoro, Himan, mulher maravilha, etc... Então q apareçam muito mais outros Zé e Raimundo de Borgin. Show!

    ResponderExcluir