quarta-feira, 19 de julho de 2017

967 - A ANTIGA SUBIDA DA SERRA



-->
Por muito tempo a simpática comunidade da Serra dos Cavalos, também conhecida como Serra das Flores, permaneceu isolada da sede do município de Várzea Alegre. O acesso com automóveis, por uma tortuosa estrada, era muito distante, razão pela qual os moradores desciam e subiam a serra por um estreito e sinuoso caminho,  à pé ou em lombo de animais. Os agricultores traziam para negociar na feira da cidade rosário de coco catolé, coco babão, pitomba, araçá, gaiola de palito de carnaúba e puçá, fruta nativa do lugar.

Dias atrás, acompanhei um grupo de queridos caminhantes de Várzea Alegre, sertão cearense, refazendo o íngreme percurso. Do Sítio Coité, em um penoso caminho, subimos por cerca de três quilômetros em direção ao alto da chapada.

Entre uma parada e outra, guiados pelo agricultor Pedro de Nascimento, conhecemos a falada casa do meio, tradicional construção em taipa, na metade do caminho, onde os antigos moradores descansavam na difícil jornada de descer e subir a serra.

No trajeto, na busca do lendário rastro de mãe velha, pegada gravada em pedra, encontramos a áspera folha da caroba, usada antigamente pelas mulheres da região para lixar a unha.

No alto da serra, após pouco mais de uma hora e meia de caminhada, o grupo se deparou com um velho forno usado pelas louceiras para queimar a artesanal panela de barro, dando-lhe a consistência final.

Não bastassem as lindas paisagens do percurso, logo ao chegar à comunidade, como recompensa, fomos gentilmente recebidos pela família de Zé de Ademir Mulato, morador nativo da região, que nos brindou com um delicioso café e saborosas capas(favos) de mel de abelha italiana retiradas há poucas horas da mata.

O pouco fastiento grupo de caminhantes, como de hábito, finalizou o passeio em um jantar, dessa vez na casa de Josa de Jaime Quelé. No farto cardápio, um apetitoso baião de dois com fava, galinha caipira e pão de milho. 

(imagem Google)

3 comentários:

  1. Admiro bastante a valorização q vc atribui a sua cidade, sua raiz...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Flavinho,além de descrever a subida da Serra,nos presenteou com valiosas informações que pelo menos eu não sabia, deixando nos mais conhecedores sa nossa terra e de nossa cultura

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de participar dessa caminhada, excelente. Quem tiver a oportunidade não deixe de conhecer o trajeto e a serra.

    ResponderExcluir