quarta-feira, 31 de maio de 2023

982 - ENCONTRO DA FOTO CENTENÁRIA



Há algum tempo me encanto com fotografias antigas, sobretudo de nosso berço, Várzea Alegre, município localizado no árido sertão cearense. A prazerosa atividade desenvolvida na última década, de fotografar especialmente eventos esportivos, culturais e familiares, aguçou ainda mais minha curiosidade sobre esses registros históricos

Nos meus devaneios, pensei inicialmente em contar a história dos fotógrafos da nossa terra natal, figuras tão importantes na eternização das nossas lembranças, mas que, na maioria dos retratos, são esquecidas ou raramente identificadas.

E logo percebi que pouco se registrou em fotografia a Várzea Alegre de cem anos atrás. Mesmo assim, revirando os álbuns e as memórias da nossa família, chamou-me atenção a memorável fotografia batida no sítio Mocotó, tão fielmente descrita no livro de memórias de dona Balbina Diniz, de autoria de Maria Eunice. Ali, no início da década de 1920, a família de André José Duarte e Balbina(Dondon) Raulina do Sacramento se reuniu para um raro registro fotográfico. Diferente de hoje, quando os meios digitais permitem incontáveis cliques, naquele dia comumente ensolarado do interior nordestino, apenas uma foto congelou para sempre a primeira imagem de uma numerosa família.

Claramente se tratou de um momento que mudou a rotina daqueles bravos sertanejos. Homens, mulheres, jovens e crianças se prepararam caprichosamente e posaram para um desconhecido fotógrafo. Sabe-se apenas que um japonês registrou a pose formal da família de Papai André e Mãe Dondon. Mais uma vez o nome do profissional sumiu por trás da antiga câmera utilizada para o caprichado registro.

E, das conversas produtivas com os parentes e da busca por fotos antigas e seus autores, surgiu a feliz ideia de, em plena Festa Agosto, neste ano de 2023, em Várzea Alegre, reunir os incontáveis descendentes de Papai André e Mãe Dondon, para celebrar o Centenário do precioso registro de nossa família.

São muitos os motivos para nos reencontrar em um afetuoso congraçamento que realçará a heróica luta de nossos antepassados, reconhecendo, ainda, a importância da fotografia na consolidação de nossa memória histórica e afetiva.

Naquele dia, em apenas um clique, o desconhecido oriental eternizou a origem de uma grandiosa descendência de Mãe Dondon e Papai André, que se espalhou pelo mundo, levando consigo os significativos valores de seus antepassados, que norteiam a vida de todos nos.


Um comentário:

  1. Lindas palavras, parabéns! Não só se tornou eterna a fotografia a que se refere, suas palavras também assim serão, para muitas gerações. E a ideia deste encontro merece aplausos!

    ResponderExcluir