sábado, 5 de setembro de 2009

80 - SLOW FOOD


        A agitação e a correria da vida moderna impõem a prática de refeições rápidas. Cada dia aumenta o número de estabelecimentos comerciais que oferecem o fast food. Sempre apressadas, muitas pessoas sequer sentam para ingerir o alimento, ocasião que ainda tratam de assuntos desagradáveis e inadequados para o importante momento.

         Mas no início do século passado, na cidade de Várzea Alegre, meu bisavô Dirceu de Carvalho Pimpim cultivava hábitos bem mais saudáveis. Mesmo com muitas propriedades e intensos negócios para administrar mantinha uma vida regrada e metódica.
         Seu Dirceu deitava e acordava cedo, ia à mesa para farto café da manhã, mantinha cuidado com a aparência física, estimulava a ingestão de frutas, se protegia do causticante sol do sertão cearense, lavava as mãos antes das refeições e já possuía em casa água encanada e banheira para completa higiene corporal. Para lazer e contemplação da família construiu uma casa no Brejinho, sítio próximo à sede do Município, e denominou Santa Rosa em homenagem à esposa Rosa Gonçalves de Carvalho, tratada carinhosamente por todos como "Madrinha Dosa".

         No ano de 1917, Dirceu e Rosa almoçavam em sua casa quando alguém surgiu repentinamente na sala de jantar. Percebendo que se tratava de assunto grave, o Coronel Dirceu se levantou e foi ver o que acontecia. Um homem trazia péssima notícia. O Padre José Gonçalves, da paróquia de São Raimundo Nonato, irmão de Rosa, fora encontrado morto no sítio Bonizário. Mesmo transtornado com a inesperada notícia do falecimento do seu querido cunhado, Dirceu calmamente disse ao mensageiro:

       - Pode deixar que eu mesmo aviso a “Dosa”.

       Com a certeza de que o horário das refeições é sagrado e não permite assuntos desagradáveis Dirceu voltou à mesa e continuou comendo. Só cerca de uma hora após o almoço, com a digestão dos alimentos praticamente concluída, chamou sua amada mulher e relatou a tragédia acontecida com o Padre José Gonçalves.

        Certamente, atitudes como esta influenciaram na longevidade dos meus bisavôs, pois o casal viveu por quase cem anos e completou mais de setenta e cinco anos de casados, comemorando bodas de diamante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário