segunda-feira, 7 de setembro de 2009

82 - GUIA ENFEZADO

         Os estudiosos em neurolinguística defendem que o cérebro só registra o não quando usado em uma negativa simples. Por outro lado, acompanhando uma imagem o não é ignorado pela mente. Assim, frases como não fume ou não beba, ao contrário do que se pretende, constroem imediatamente na imaginação de quem as ouve o cigarro ou a bebida.

         Meu tio materno João Gonçalves Costa ainda muito jovem deixou o sertão cearense e foi sentar praça* no sul do país. A partir daí não mais voltou a residir na pequena Várzea Alegre. Morando em lugares distantes, desenvolveu uma forma original de ensinar os recém-chegados a andar pelas grandes cidades.

         Sempre com os nervos à flor da pele, quando alguém precisava aprender um novo caminho para o trabalho ou para a escola o magro e mouco João Fosquin, contrariando a lei da atração e outras teses modernas de reprogramação mental, ensinava:

         - Tá vendo aquela igreja ali na frente? Não vá por ali. Se for por lá, você se perde. Vá por aqui – finalizava o impaciente guia, virando-se e apontando em direção oposta ao templo inicialmente referido.

* alistar-se nas forças armadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário