quarta-feira, 16 de setembro de 2009

84 - SECANDO A PISCINA




          Não é só um sorriso fácil que desperta simpatia. Outros gestos, também nobres, permitem a afeição, a amizade e o reconhecimento de todos. Meu padrinho José Iran Costa, de bigode e cara fechada, não precisava mostrar os dentes para ser simpático. Sua vida pública e seus serviços prestados possibilitaram um elevado conceito entre as mais diversas classes sociais de Várzea Alegre. Sem esquecer que o dedicado médico possuía um jeito diferente e bem humorado de emitir suas opiniões e contar histórias.

          No Bairro Betânia ou no Sítio Baixio do Exu doutor Iran patrocinou inúmeros momentos de alegria. Certo dia, uma dessas festas já avançava por todo o final de semana como comum nos encontros da família. Seus filhos, sobrinhos e amigos bebiam e comiam sem parar. Em dado momento, seu irmão Irapuan comentou:

          - Iran, você devia mandar encher essa piscina. Não é bom a piscina ficar seca, pode até causar rachadura.

          O experiente médico, observando de longe o movimento dos incansáveis festeiros, tirou seu cigarro de fumo da boca e disse calmamente:

          - Irapuan, meu irmão, você é engenheiro e entende de rachadura. Mas quem é doutor nessas festas aqui na Betânia sou eu. Se com a piscina seca já faz três dias que eles bebem e comem a minhas custas. Você imagina se eu encher essa piscina.


*colaborador: Irapuan Costa
(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário