terça-feira, 21 de agosto de 2012

640 - MARIA DOS TIJOLOS (Pedra de Clarianã há dois anos)





           Maria dos Tijolos viveu por vários anos em Várzea Alegre, distribuindo alegria e ingenuidade. Nascida simplesmente Maria, adquiriu seu incomum sobrenome por passar o dia inteiro circulando pelas ruas oferecendo tijolos de leite. A vendedora, com pouca lucidez, não se incomodava em voltar pra casa com todos os doces na bandeja, pois sua maior satisfação era caminhar livremente pela cidade e conversar com as pessoas.


           Aos domingos, na missa da Igreja de São Raimundo Nonato, Maria dos Tijolos adorava escutar o coral cantando os louvores à Nossa Senhora, principalmente o composto pelo talentoso Padre Zezinho:

            “(...) Maria que eu quero bem

            Maria de puro amor

            Igual a você ninguém

            Mãe pura do meu Senhor (...)”

           A vendedora dos doces, de batom vermelho nos lábios de sua desdentada boca, não escondia a satisfação ao ouvir o belo hino. Com um riso tímido e as mãos juntas próximo ao rosto, Maria dos Tijolos se sentia a verdadeira e única homenageada pela bela canção, mesmo alertada por um das cantoras do coral da igreja,:

           - Maria, deixa de ser besta, essa música é pra Nossa Senhora. Num é pra tu não, viu.

Colaboração: Israel Batista
(imagem Google)

3 comentários:

  1. Flavinho, eu sabia o dia q vc ia chegar em Várzea Alegre através de Maria, ela sentia-se realizada em anunciar a sua chegada. Era uma figura!
    Eduardo Cavalcante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dudu,
      Maria foi a maior fã que eu já tive e terei e na vida....rsrsr...
      Abraços.

      Excluir
  2. Bom dia, Flavio! A Maria se sentia importante e isso a fazia feliz. Belos momentos vc viveu e acredito que vive ainda outros tantos. Um abç

    ResponderExcluir