quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

825 - FESTA DO BARREIRO



Há várias décadas, no sítio Barreiro, zona rural de Várzea Alegre, a comunidade organiza uma animada festa em homenagem a São Pedro.  O evento sempre contou com a participação de moradores locais e centenas de pessoas de outras regiões do Município de Várzea Alegre.

Por muitos anos a parte não religiosa da festividade atraiu os homens comprometidos da cidade e provocou a desconfiança e o ciúme da mulherada.

Em um mês de junho de meados do século passado, em Várzea Alegre, pela madrugada, o comerciante José Batista Rolim  entrou de mansinho em casa mas encontrou a esposa Francisca Meneses Rolim, Iacy, ainda acordada:

- Rolim, isso é hora? Foi na festa do Barreiro, não foi?

- Eu num queria ir. Tava chegando em casa mais cedo quando Toin Costa e André Meneses passaram de Jipe* e me levaram pra lá...

A desculpa esfarrapada do marido provocou o imediato  e irônico comentário da mulher:

- Verdade. Eu escutei mesmo você gritando em toda altura: “Me acuda, me acuda. Meus amigos querem me levar à força pra festa do Barreiro...”

* aportuguesamento do termo em inglês Jeep, marca do rústico veículo que inaugurou o segmento off road e fez bastante sucesso no sertão nordestino.
Colaboração: Isla Monica Meneses Rolim
(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário