sexta-feira, 26 de agosto de 2016

938 - TURISTA (Pedra de Clarianã há 7 anos)


       Minha tia Rosa Amélia aceitou meu convite e dias atrás veio conhecer o Estado que me acolheu. Em apenas uma semana de passeio, com sua simpatia e contagiante disposição, saboreou da deliciosa vida no Amapá.

        Comeu várias doses de camarão no bafo na praia do bucólico distrito de Fazendinha. Ao lado da histórica igreja de São José, provou uma cuia do tradicional tacacá, servido na calçada da central e movimentada Rua São José. No Igarapé da Fortaleza tomou açaí "do grosso" misturado com farinha de tapioca. Foi à feira do produtor rural comprar castanha-do-pará, cupuaçu e molho de tucupi. Depois de visitar a Casa do Artesão, bebeu latas de cerveja com sal e limão preparada por Lourival. Em passeios pela orla, especialmente no “lugar bonito”, contando com a proteção das centenárias muralhas da bem conservada Fortaleza de São José de Macapá, se refrescou com a brisa soprada nas margens do gigantesco Rio Amazonas.

       No interior, no aprazível Município de Ferreira Gomes, antes de se deliciar com uma bem servida caldeirada de peixe, minha tia banhou-se feito criança nas águas límpidas do Rio Araguari, bem longe de sua foz e de onde acontece o famoso fenômeno da pororoca.

        É bem verdade que faz muito bem viajar, conhecer novos lugares, contatar pessoas e culturas diferentes. Mas para tia Rosa Amélia sua vinda ao Amapá trouxe ainda mais benefícios. Ao voltar para Várzea Alegre, fez o seguinte comentário:

        - Gostei tanto do passeio que cheguei me sentindo mais jovem e mais bonita. Só quando me vi no espelho do meu quarto notei que ainda continuava com as marcas dos meus setenta e cinco anos de idade.


(imagem Google)

4 comentários:

  1. Flávio diga para tia Rosa que seu espírito é de uma moça de 18 anos ... fazer tudo isso e ainda banhar-se no Araguari e comer depois um peixe na caldeirada é coisa pra gente muito com a alma muito jovem !!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa terra faz milagres e levanta os ares de qualquer um. Muito bacana

    ResponderExcluir
  3. Amigo dia a sua tia Rosa Amélia que ela foi abençoado por nossa terra e que vai viver muito, muitos anos pra visitar nossa cidade e ser jovem quantas vezes ela quiser.

    ResponderExcluir
  4. Vixi...quanta coisa gostosa vez aqui nessa terra maravilhosa. Espero que volte sempre!!!

    ResponderExcluir