terça-feira, 27 de dezembro de 2016

957 - DE CANOA QUEBRADA AO MORRO BRANCO

-->
Mesmo apaixonados pelo sertão, não dispensamos uma boa praia. Assim, nos últimos dias de 2016 viajamos com a família para algumas das famosas e paradisíacas praias cearenses, nos municípios litorâneos de Aracati e Beberibe. 

Na diferenciada Praia das Fontes, como o próprio nome indica, nos molhamos com a água salgada do mar e, em seguida, a poucos passos, nos enxaguamos com a água doce que jorra das falésias.

Bem próximo ao mar, também nos refrescamos na belíssima Lagoa de Maceió, local onde a Lagoa do Uruaú se encontra com o oceano, formando um cenário encantador.  

Na famosa Canoa Quebrada, pacata vila de pescadores descoberta por cineastas franceses na década de 1960, sobrevoamos a deslumbrante praia a bordo de parapentes e depois caminhamos pela “Brodway”, agitada rua de bares e restaurantes.

         Na Praia de Morro Branco conhecemos o famoso Buraco da Sogra e o deslumbrante labirinto de areias coloridas, cenário de novelas, filmes e séries. Entre uma informação e outra, o nosso guia José Maurício nos ensinou truques fotográficos e nos falou sobre a origem do nome do lugar. 

         -  Querem saber como tirar fotografia sem barriga ? – indagou o bem humorado guia.

        Eu, em causa e interesse próprio, respondi:

-  Com certeza. Me diga logo como é...

Fingindo seriedade, o guia ensinou:

- É só focar do pescoço pra cima...

        Sobre a origem do nome do lugar, José Maurício nos ensinou que os pescadores, ao voltar do alto-mar, guiavam-se pela enorme duna, chamando-a de Morro Branco. Não bastasse, o guia também nos apresentou outra versão para a denominação da vila praiana de Beberibe:

           - O povo aqui também diz que a praia tem esse nome em homenagem a Michael Jackson.

- Como assim? Ele andou por aqui ? – perguntei.
- Não, num teve aqui não. Mas ele dizia: nasci negro mas morro branco...
(imagem Google)

2 comentários: