quarta-feira, 13 de setembro de 2017

970 - JARILEX



            No último feriado de 7 de Setembro, um grupo de amigos saiu de Macapá com destino ao Laranjal do Jari, município localizado no sul do Estado do Amapá.

            A distância entre as duas cidades amapaenses, de aproximadamente 290km, mesmo com grande parte de estradas não pavimentadas e embaladas por íngremes ladeiras, seria vencida  com relativa  facilidade não fosse o meio de transporte escolhido: a bicicleta.

            Mas a prestimosa equipe de apoio, os refrescantes rios, a exuberante floresta, a hospitalidade do povo amazônico e a união dos cicloexpedicionários facilitaram a consecução do objetivo.

          Em dois dias de incansáveis pedaladas conseguimos alcançar o rico, desejado e espoliado Vale do Jari, superando limites pessoais e escrevendo mais uma página da nossa história de aventuras.

           Como recompensa, ao final do desafio batizado como JARILEX, nos banhamos alegremente na Cachoeira de Santo Antônio, no rio Jari,  que, mesmo afetada pela recente construção de uma hidrelétrica, ainda encanta pela sua beleza, força e exuberância.

            A pequena embarcação - catraia - que nos levou para as lindas quedas d'água também parou em um pequeno cemitério, na beira do rio Jari, onde, em meio a várias cruzes, destaca-se uma com a suástica. Ali foi sepultado Josefh Greiner, falecido em decorrência de malária, um dos oficiais de uma expedição alemã da década de 1930, que explorou a região pouco anos antes da Segunda Grande Guerra Mundial.

            Em tempos de polêmica sobre a exploração de áreas protegidas, a história da expedição germânica realçou a pouca importância e o minguado tempo que dedicamos às nossas riquezas. Ainda hoje,  nós do Amapá, nós brasileiros, pouco conhecemos da extensa e isolada Amazônia. Por outro lado, há quase 100 anos, uma expedição alemã colheu profundas informações da fauna, flora e geologia da região.


      Esperamos que a bicicleta nos leve a outros encantadores lugares e nos ajude a despertar e refletir sobre o futuro da grandiosa, desconhecida e incompreendida Amazônia brasileira.

(Imagem Google)

Um comentário:

  1. Momentos que ficaram eternizados na memória de quem participou dessa aventura. #eufuijarilex
    E que venha outros passeios aventureiros.

    ResponderExcluir