sábado, 20 de junho de 2009

47 - CUIDANDO DA SAÚDE




           O exame preventivo de câncer de próstata trata-se da principal ferramenta na busca pela cura da doença. O toque retal, exame clínico realizado por médico urologista, serve para monitorar o aparecimento de nódulos suspeitos.

           Porém, mesmo as louváveis campanhas de esclarecimento do exame não afastam as brincadeiras e as piadas que afetam os homens com mais de quarenta anos. A partir dessa faixa etária, são alvos de comentários jocosos, o que aumenta o receio da realização do imprescindível preventivo.

           Certo dia, no período de férias, os amigos Antônio Ulisses, João Valder e Irapuan Costa combinaram um encontro no conhecido bar de Toinha Boa Água, no Calçadão Antonio Costa. O trio não se reunia há algum tempo pois Irapuan morava na capital cearense e Valder, um pouco mais longe, no Estado da Bahia. Matando a saudade com alegria, os amigos rememoram as histórias da juventude vividas intensamente em Várzea Alegre. Lembraram-se dos antigos carnavais, dos banhos de açude e das namoradas.

          No meio da divertida conversa, após consumirem bastante cerveja, o engenheiro Irapuan Costa, que também já rompera a idade de cinqüenta anos, falou da necessidade de cuidar da saúde, citando os regulares check ups, especialmente o exame de próstata.

         Antônio Ulisses, após os conselhos do querido primo, fingindo seriedade, gesticulando como se dirigisse um carro, falou:

         - Vou dar um conselho a você, Puan. Tenha medo não. Quando for fazer esse exame, vá logo
entrando no hospital de marcha ré.

 Colaboração: João Valder Saraiva de Carvalho
(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário