terça-feira, 8 de março de 2011

344 - ORIGINAIS DO FREVO


         Por vários anos os inesquecíveis bailes de carnaval do Clube Recreativo de Várzea Alegre – CREVA – foram animados pelo grupo musical denominado “Originais do Frevo”. O conjunto era formado por vários instrumentistas do animado município cearense, entre os quais os talentosos Pedro de Souza e seus filhos Fernando e Nonato, Antônio José de Souza (Pelé), Francisco Chagas do Nascimento (Mestre Chagas), Prejo, Zé de Mestre Chagas e Siebra de Chico de Amadeu.

       Certa vez, na década de oitenta, para reforçar o grupo, a organização decidiu contratar um trompetista de Recife. O pernambucano, trazendo no currículo a participação em famosos conjuntos, chegou cheio de pose às vésperas do período momino e não participou dos ensaios para os bailes.

        Na noite de sábado, com o clube lotado de animados foliões, os Originais do Frevo iniciaram sua apresentação com marchinhas e outras tradicionais músicas de carnaval. Horas depois, no momento do intervalo, Nonato de Pedro Souza convidou os músicos para lanchar. Na saída, Zé de Mestre Chagas olhou para o pedante e desafinado músico de recife e disse:

        - Você num precisa merendar. Comeu tanta nota que já com o bucho chei.



Colaboração: Giovani Costa

(imagem Google)

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkk.esses sim sabiam e sabem fazer uma boa musicas de carnaval.diferente dessas bandas de forro que querem transformar forro em frevo,axe e outros ritimos tradicionalmente carnavalesco.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Esse bossal chegou em VA se achando, mas ficou indigesto diante de tanta qualidade dos nossos músicos.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijos de saudades a todos que levaram o carnaval do CREVA ao Calçadão no amanhecer da quarta feira de cinzas ... Tempos muitos bons !!!!!

    ResponderExcluir
  3. E eu sou anterior ao CREVA...
    Sou do tempo do Recreio Social, atrás da Prefeitura Municipal... Eh, museu!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Flávio
    Foi uma grande alegria descobrir o seu blog. Só Várzea Alegre mesmo para possuir tantas histórias pitorescas. Só quem viveu lá para crer.
    Abraços
    Paulo César (de Tereza)

    ResponderExcluir
  5. Prá quem conhece Zé de Mestre Chagas pense em uma resposta na hora certa e no momento certo.rsrsrs!!

    ResponderExcluir