quarta-feira, 25 de abril de 2012

592 - QUEM NÃO DEVE NÃO TEM (Pedra de Clarianã há dois anos)





       A disponibilidade do crédito trata-se de fenômeno econômico muito recente no Brasil. A economia estável e o crescimento do país permitiu nos últimos anos o acesso a financiamentos que mudaram o comportamento e a vida dos brasileiros. Porém, as gerações mais antigas ainda continuam com enorme receio de manter relação com as instituições financeiras. Possuem ojeriza aos ambientes das agências e desconfiança dos funcionários das casas bancárias.

      Pode parecer esnobe, mas não se pode negar o prazer de chegar à sua terra natal guiando um carro próprio, como definiria minha saudosa tia Quinha. Assim, no início dos anos noventa, comprei uma bela e luxuosa caminhoneta da marca japonesa Toyota e com ela viajei para Várzea Alegre.

       Na pequena cidade do interior cearense, fui logo visitar meu tio Zé do Norte, proprietário de uma movimentada sapataria há mais de cinquenta anos. Após o forte aperto de mão mostrei ao querido tio a minha nova aquisição, estacionada à frente da Sapataria Cavalcante. Ao ver o lustroso veículo, meu experiente tio afastou um pouco a cabeça para trás, me olhou com os olhos esbugalhados e me disse desconfiado:

      - Meu sobrin, nun fique enfezado comigo não. Me diga uma coisa. Você comprou mesmo esse carrão ou só assinou aqueles papel na loja do Juazeiro?



(imagem Google)

2 comentários:

  1. Mar minino, Zé do Norte tá é pro fora da dierama que o sobrin dele tem ..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir