segunda-feira, 15 de abril de 2013

744 - SERRA DOS CAVALOS





Há algumas semanas, na agradável companhia dos meus irmãos Fernando e André, do meu primo Francisco Otávio e do meu tio Paulo Danúbio, fui visitar o primo Antônio Costa, recente morador da distante Serra dos Cavalos, região limítrofe do município de Várzea Alegre.

Não é tão simples chegar ao deslumbrante topo da serra e avistar de longe várias localidades varzealegrenses, entre as quais a sede do município. A tortuosa estrada vicinal possui íngremes ladeiras a vencer e várias cancelas para abrir. Mas os modernos veículos superam os obstáculos com desenvoltura e rapidez. Para abertura das cancelas, houve uma divisão de tarefas entre os passageiros. Em menos de uma hora cumprimos o temido percurso que os antigos moradores, com suas montarias, faziam lentamente, com muita dificuldade e enorme esforço, tanto que, em algumas subidas, era preciso desmontar do animal.

Para nos orientar no divertido e inusitado passeio, levamos o agricultor e madeireiro Antônio Lourenço, nascido e criado naquela antes isolada região do município cearense. No caminho, após o sítio Caiana, passamos por uma vereda chamada "Passe Ligêro", que, segundo nosso guia, ganhou o nome porque fica logo abaixo de uma grande pedra que os moradores temem que role e caia sobre quem trafega pelo local.

No meio de uma das mais íngremes e desafiadoras subidas, com a potente caminhoneta engrenada em marcha de força, meu tio Paulo interrompeu o momentâneo silêncio dos viajantes, dizendo:

- Essa ladeira é grande, mas é besteira perto da ladeira do Rubão*...

- E tem pior? - Perguntou o assustado Francisco Otávio, empresário radicado em Fortaleza e pouco acostumado a essas aventuras rurais.

Para ilustrar o acidentado relevo do lugar, meu irreverente tio contou:

- Dizem que a ladeira do Rubão é tão inclinada, mas tão inclinada, que quando o jumento vem descendo, se inventar de cagar, a merda rola por riba do espinhaço...


* Rubão é um sítio do município de Várzea Alegre.

(Imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário