sexta-feira, 12 de julho de 2013

771 - BECO DA LIBERDADE





Eu me criei em Várzea Alegre imaginando que o apelido de Beco da Liberdade atribuído à Rua São Raimundo decorresse de sua localização próxima à antiga cadeia pública. Naquela época, os presos comemoravam sua soltura descendo o Alto da Prefeitura e caminhando pela estreita e curta rua do Centro da cidade cearense.

Recentemente, conversando com Maria Araripe. antiga moradora das proximidades, descobri que o nome popular da rua surgiu em meados do século passado. Tia Manela, em visitas à casa de sua sobrinha Antonieta Cassundé, minha avó paterna,  reparava a liberdade com que os meninos e meninas da época corriam e brincavam na rua de chão batido.

Ali não transitava carros nem carroças, tornando o local um espaço exclusivo para as brincadeiras das crianças. Por isso, o nome pegou depois que Tia Manela chamou aquela tradicional via de Beco da Liberdade.
 
No inicio de 2013, quando planejávamos o percurso da I Corrida de Rua de Varzea Alegre, minha mãe Terezinha, moradora da Rua São Raimundo - Beco da Liberdade - desde 1962, pediu:
 
- No Beco da Liberdade nunca passou carreata, bloco de carnaval ou procissão. Meu fi, ajeite pra corrida passar aqui no Beco...

E assim se fez. No dia 7 de julho de 2013, atletas de Várzea Alegre e vários outras cidades do Brasil, revivendo a tradição do lugar, como as crianças de décadas atrás, correram soltos pelo Beco da Liberdade.

(imagem Google)

3 comentários:

  1. Legal, a sua história, Dr. No dia do evento, o Beco da Liberdade, foi só felicidade! Bjins.

    ResponderExcluir
  2. legal fica o registro a historia continua a liberdade existe de fato e direito e so participar de mais uma corrida de rua de varzea alegre que voce sentirá a paz e a liberdade sua e de toda a familia parabens flavio e viva a LIBERDADE RAMO CORRER NO PROXIMO ANO

    ResponderExcluir
  3. Já estou treinando para o próximo ano. "Rumbora corrê".

    ResponderExcluir