sexta-feira, 9 de agosto de 2013

782 - PUNDURU





No último mês de julho, depois de muitos anos, voltei à oficina de José Ferreira Lima, conhecido popularmente por Punduru, que trabalha com bicicleta em Várzea Alegre desde 1966. Era com ele que eu, ainda criança, fazia a manutenção da minha monareta, antigo modelo de sucesso da marca Monark.

Na visita, descobri que o experiente profissional começou no ramo alugando os veículos para os moradores da cidade cearense. As três primeiras bicicletas da locadora foram adquiridas em Cajazeiras, progressista município do oeste paraibano. 

No meio da agradável e divertida conversa, Punduru, enquanto ajustava os freios de uma velha bicicleta, disse que seu apelido surgiu em referência a um pequeno pássaro da água, duro de cozinhar.

Punduru lembrou da sua juventude, época em que corria muito pelos campos de futebol do sítio Brejin. Recordou-se,  ainda que, certa vez, na década de 1950, ele e seus amigos precisaram ir de bicicleta ao vizinho município do Cedro comprar a bola do jogo. 

Ouvindo as interessantes histórias e observando a rapidez e habilidade com que o experimentado profissional ainda cuida das bicicletas, comentei:

- Punduru, é por isso que dizem que você era tão ligeiro que batia o escanteio e fazia o gol de cabeça…


(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário