quarta-feira, 7 de outubro de 2009

90 - ESFRIANDO O SERTÃO





        Projetos arquitetônicos com pé direito e cumeeira altos formam uma tendência que volta ao sucesso nos atuais empreendimentos de luxo. Esses detalhes, aliados a existência de várias portas e janelas, permitem a entrada de luz natural e garantem a boa ventilação do ambiente, diminuindo o consumo de energia elétrica.

        Com algumas dessas características, o casarão situado na antiga Rua Major Joaquim Alves, em frente à igreja matriz de São Raimundo Nonato em Várzea Alegre, antiga residência do Padre José Gonçalves, por várias décadas também foi habitado pelo Coronel Dirceu de Carvalho Pimpim e sua família.

        Para permitir a ventilação e amenizar o forte calor cearense, a grande casa, construída no início do século 20, ostenta exatamente cento e nove portas e janelas. Na época, não havia energia elétrica, e, por conseguinte a mordomia e comodidade do ventilador e ar-condicionado para amenizar os dias e noites quentes do sertão.

        Maria Francalino de Souza, conhecida como Mãezinha, responsável pelos afazeres domésticos do casarão, ainda cedo da manhã iniciava a abertura das portas e janelas. Eram tantas que, quando Mãezinha concluía sua tarefa, seu Alberto e Zé Goteira, outros funcionários da casa, já haviam começado a fechar as portas e janelas e recolocar as centenas de traves e ferrolhos da conhecida residência do Coronel Dirceu Pimpim.


(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário