domingo, 4 de julho de 2010

204 - O SAMBA DAS GUEDES



        Em todas as épocas os jovens buscam formas, maneiras e lugares para se divertir. Como nos antigos bailes e tertúlias, atualmente se encontram em agitados eventos denominados Rave’s, com muita música mecânica e incontida animação.

        Nas décadas de 1940 e 1950 os rapazes de Várzea Alegre se divertiam em uma modesta casa situada na Rua Doutor Leandro, antiga Rua do Juazeiro. Ali, aos sábados e domingos, as irmãs Almerinda e Alice promoviam um evento que se tornou conhecido como o Samba das Guedes.

        Durante o dia, Almerinda e Alice Guedes eram exímias engomadeiras. No ferro à brasa passavam os paletós de linho branco dos elegantes homens da época. Nas noites de sábado e domingo, em sua casa, sob a iluminação de candeeiros à querosene, vendiam bebida e recebiam os rapazes em uma reunião animada pela harmônica do grande músico Bié.

        No animado samba da pequena cidade cearense, jovens da época como Sérgio Carvalho, Zé Carvalho, Edvar Moreno, Luiz Diniz, Barroso, Manoel Bezerra, Zé Menezes, Andre Menezes e Zé Rolim marcaram presença.

        Meu querido tio Sérgio Carvalho se anima quando fala sobre a sua juventude e lembra que não era bom dançarino, mas mesmo sem ser um “pé de valsa” não perdia o concorrido “Samba das Guedes”.

 
(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário