sábado, 16 de outubro de 2010

261 - "ESTRAGADO"





            Em 1991 quando cheguei ao Amapá logo me impressionei com a orla do gigantesco Rio Amazonas. Todas as noites, após o expediente no escritório situado ali próximo, o passeio pelo encantador lugar era sagrado. Melhor ainda quando surgia uma boa conversa regada a cerveja em lata com sal e limão preparada pelo vendedor Lourival.

             Numa dessas noites, lá pelas vinte e duas horas, chegou ao aprazível local o amigo Marcos Nogueira, advogado que me trouxe e me apresentou ao Amapá. Um pouco mais tarde, depois de esvaziar várias latas de cerveja, Marcos se afastou para cumprimentar uns colegas, ocasião em que Lourival comentou baixinho:

            - Doutor Marcos estragado, não é?

            Eu, mesmo não concordando, confirmei com a cabeça. Achei estranha a observação do vendedor de cerveja porque Marcos sempre foi muito vaidoso e cuidadoso, aparentando ter menos idade. Só depois que fui saber que “estragado”, nas terras tucujus, também significa bastante alcoolizado.

           Um pouco mais tarde, nossa descontraída conversa foi interrompida por uma discussão bem próxima de nós envolvendo duas mulheres. Formou-se uma grande confusão e uma das mulheres passou a esbravejar para a outra:

           - Sua caceteira sem vergonha. Sua caceteira vagabunda...

           Logo as duas briguentas foram retiradas e a calma voltou ao lugar. Mas eu, na minha ignorância de cearense do sertão, mais uma vez estranhei o palavreado. Curioso e desconfiado, perguntei ao amapaense Lourival o que significava “caceteira”. O vendedor, também tomando a sua cerveja, explicou:

         - Mano, sapateira é de guardar de sapato. Lancheira é de guardar lanche. Então caceteira é de guardar...



(imagem Google)


7 comentários:

  1. muito boa essa é faz sentindo o nome caseteira

    ResponderExcluir
  2. Rssrss...gostei muito, diz tudo!
    quando cheguei aqui, eu tb estranhei
    a linguagem desse maravilhoso povo
    levei um tempinho pra absorver tudo isso
    mas acostumei.vejo q meu amigo chegou aqui
    quase...puro...rsrss

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tadinha, a bixinha só guarda.... Que mal tem nisso???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    PS: Esse "estragado", aqui, é "pianche" ou tá com "os copos."

    ResponderExcluir
  4. rsrsr.. essas expressoes sao a cara de Macapá...kakaka

    ResponderExcluir
  5. Eu eu logo foi aumentando meu pobre vocabulário, Alcilene...rsrsrs...
    Obrigados pelas visitas e comentários....rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. muito boa sua historia.melhor ainda é saber q vc já nao fica mais estragado...rsrs
    sinta meu abraço

    ResponderExcluir
  7. Flavin tu não sabia o q significava caceteira??
    E depois de tamanha explicação figurativa do Lourival, ficastes satisfeito??
    rsrsrsrs

    ResponderExcluir