quarta-feira, 19 de outubro de 2011

484 - CONTROLADO PELAS RÉDEAS





Alguns estudiosos sustentam que o número assustador dos acidentes de trânsito decorre de mudança repentina  nos hábitos da vida moderna. No século XX, sem o preparo e transição necessária, o homem deixou o lombo dos animais e passou a usar como meio de transporte os automóveis.

O uso de cavalos, burros e jumentos foi muito comum até as primeiras décadas do século passado. Nas cidades interioranas e periferias dos grandes centros urbanos ainda hoje se observa a utilização desses rústicos meios de transportes.

Certa manhã da década de setenta, em Várzea Alegre, nas imediações do agradável sítio Sanharol, uma caminhoneta marca chevrolet seguia em baixa velocidade pela estrada em direção ao vizinho município de Farias Brito. De repente, o veículo acelerou bruscamente e, cantando pneu, deixou o leito da estrada.

O  carro se chocou fortemente com uma moita de mufumbo no acostamento da rodagem. O agricultor Zé André, antigo morador do lugar,  se aproximou rapidamente e reconheceu no volante o comerciante Raimundo Silvino. Ao ver o amigo,  Zé André  perguntou gritando:

- Qué que sucedeu, Raimundo?

O  comerciante e também agricultor saiu com dificuldade da cabina da caminhoneta.  Com seu estilo espontâneo de matuto,  também falando alto, justificando sua pouca habilidade na condução do veículo, disse ao velho amigo:

- Zé, eu fui agarrá nos arrei  do bicho e cutuquei foi nas espora...


Colaboração: Antônio Morais
(imagem Google)

2 comentários:

  1. Ler estas histórias é sempre muito divertido!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,muito boa,pense numa comparaçao arretada.

    ResponderExcluir