sábado, 19 de novembro de 2011

498 - DEBULHANDO HISTÓRIAS




As animadas debulhas de feijão reuniam com frequência os pequenos agricultores do sertão  nordestino. No começo da noite, moradores da vizinhança, sentados no chão da calçada da casa, formavam um mutirão para debulhar o feijão colhido na pequena propriedade. Nesses encontros também iniciavam-se namoros, surgiam casamentos e se ouviam muitas histórias.

Na década de sessenta, no município cearense de Várzea Alegre, na boca da noite, várias famílias de lavradores se reuniram em uma modesta casa do sítio Mari. Era tempo da esperada debulha de feijão e de boa e agradável prosa.

O dono da casa  recebeu todos com simpatia e logo mandou  servir  café, bolo de caco e outras deliciosas comidas típicas da região. Não deixou de contar suas exageradas e pouco críveis histórias. Assim que relatava suas vantagens aos presentes, o agricultor se virava para esposa e perguntava:

- Num foi, muié?

A pobre senhora, ocupada na debulha e na distribuição das merendas, respondia:

- Hômi, eu num sei disso não...

Lá pelas nove da noite, quando todos saíram com a promessa de continuar a tarefa no dia seguinte, o lavrador, fechando as janelas da casa, advertiu a esposa:

- No dia que eu contar uma história e você num confirmar, você me paga, muié...

Na noite seguinte, novamente a calçada encheu de visitantes e continuou a debulha de feijão. O dono da casa logo começou a narrar uma nova aventura:

- Eu nunca temi animal brabo. Outo dia botei cela num burro pela primeira vez. Muntado no bicho saí em disparada e  saltei uma cerca de doze fii de arame.

Enquanto as visitas admiraravam mais essa  história, o agricultor, sem tirar o cigarro de fumo da boca, perguntou:

- Num foi, muié?

Mal o marido fechou a boca, a mulher, com o bule de café na mão, confirmou:

- Ah se foi! Eu tava era na garupa...


Colaboração: Antônio Alves da Costa Neto
(imagem Google)

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eita muié obediente.... Se estrepou nos fii de arame ..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir