sábado, 26 de novembro de 2011

501 - PROGRAMA DE VIOLA




Os violeiros representam uma das figuras mais fortes e populares  da rica cultura nordestina. Com seus inteligentes versos, rimas poéticas, humor e romantismo, contam as histórias e traduzem a realidade das terras secas do sertão.  Mas, infelizmente, nem sempre esses artistas possuem o talento de repentistas como  Moacir Laurentino, Ivanildo Vilanova e muitos outros. 

Na década de oitenta, em uma pequena cidade do nordeste brasileiro, após muita insistência,  um limitado e pouco inspirado violeiro conseguiu espaço de meia hora para um programa na rádio local. Passado cerca de um mês da estréia, o artista procurou o proprietário da estação radiofônica e, supervalorizando seu ibope,  falou:

- Dotô, o programa de cantoria tá com muita audiência. Eu recebi umas quinhenta carta pedindo pro programa esticar pra uma hora.

O proprietário falou:

- Pois eu recebi foi mil...

- Eita que bom! – exclamou o animado artista popular.

O experiente empresário, ciente que as pesquisas indicavam poucos ouvintes para o programa matinal e conhecendo as poucas qualidades artísticas do esforçado violeiro, emendou:

- Mas foi mil carta pedindo pra eu acabar com seu programa.


Colaboração: Vicente Lima Filho
(imagem Google)

2 comentários:

  1. Coitado desse violeiro pensando que estava agradando terminou por acabar o seu programa . como dizia o grande poeta Deus dar o frio conforme o cobertor.

    ResponderExcluir
  2. coitado desse violeiro pegou a viola e pe na estrada em busca de novos horizonte.

    ResponderExcluir