terça-feira, 31 de julho de 2012

630 - A ÚLTIMA BATIDA NA BIGORNA




Hoje pela manhã acordei com a triste notícia do falecimento de Francisco Basil de Oliveira, octogenário ferreiro, que, até os últimos dias de vida, em Várzea Alegre, com simplicidade, desenvoltura e o mesmo bom humor, contou sucessos e percalços do homem sertanejo.

Chico Basil apresentava suas histórias com a precisão e a força que forjava o ferro batido na bigorna, fazendo a palavra falada soprar do fole e alimentar a nossa imaginação como acendia a brasa no forno a lenha da oficina.

Na última vez que o encontrei, conversamos no banco do calçadão Antônio Alves Costa, na sombra de um frondoso pé de algodão. Chico, olhando os velhos amigos caminhando pela praça com dificuldade, dada a rigidez articular adquirida com o tempo, disse:

- Flavin, quando a gente fica véi devia servi no quartel.

Esperando uma das suas originais comparações, indaguei:

- Por que Chico?

Mesmo debilitado por conta de sério comprometimento renal, o ferreiro não perdia a capacidade para retratar com espirituosidade os obstáculos surgidos com o tempo:

- Pode repará os véi. As perna fica dura, as dobradiça do joei enferruja, o caba anda é machano que nem sorné*.


* sorné = soldado
(imagem Google) 

4 comentários:

  1. A morte de chico brasil foi uma perca enorme para sua família,para seus amigos,para várzea alegre.so queria ter o poder de assistir o encontro de chico e pai,com certeza hoje estamos tristes por essa perca,mas no plano superior estão em festas por receber essa pessoa que deixou seu nome cravado na historia folclórica de várzea alegre.descanse em paz amigo chico brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico Basil e Tio Antônio Ulisses, por muitos anos, formaram uma dupla perfeita de contadores de histórias engraçadas. Completavam-se. Os dois numa rodada de conversa era risada certa e muita. Agora estão juntos em outro plano e em outro palco. Vá com Deus querido Chico.

      Excluir
  2. Chico Basil,as tuas estórias ressoam nos quatro cantos de Varzea \alegre,as risadas ecoam em um espaço triste para alegrar a dor da tua partida.Obrigado por tu ter feito muitos rirem com tuas tirads.Vai em Paz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Rolim tem toda razão. Precisamos agradeceu muito a Chico Basil pelos momentos de alegria que nos proporcionou.

      Excluir