sábado, 20 de outubro de 2012

666 - AS AVENTURAS DE JOÃO PASSO BABÃO



Meu tio Paulo Danúbio, no início da década de setenta, mudou-se para Fortaleza, onde passou a trabalhar e estudar. No entanto, adorava gozar férias e outras folgas em sua querida cidade natal, Várzea Alegre, invejável costume que mantém até hoje.

Sempre que voltava ao acolhedor sertão do cariri, o varzealegrense alegrava a família com sua agradável presença, e, principalmente, encantava a meninada com as interessantes histórias que contava.

Todos os finais de tarde, durante as férias, na sala da minha casa, formava-se uma enorme roda de crianças em volta do tio Paulo para ouvir as suas empolgantes narrativas. Como ainda não passara pela avassaladora invasão do vídeo-game, da internet e da televisão, vários meninos eram atraídos pelo lúdico momento, inclusive alguns vindos de ruas mais distantes. Todos desejavam ouvir as peripécias dos personagens fabricados pela mente criativa do simpático e irreverente contador de histórias.

Mas nem sempre a programação iniciava no horário marcado. Em alguns dias, tio Paulo se metia pelos bares da pequena cidade cearense e, por força do álcool, esquecia momentaneamente o seu fiel e pontual público infantil.

Felizmente a ansiedade do garotos durava pouco e findava completamente quando tio Paulo apontava na esquina da entrada do Beco da Liberdade, apelido carinhoso da minha pequena e estreita viela. Com a chegada, a meninada se reunia a sua volta e meu tio retomava a narração da história. Para ganhar tempo, recuperando na memória o final do capítulo anterior e buscando criar os novos passos do protagonista, ele enrolava:

  - João Passo Babão muntou no cavalo, rumou pela estrada...

Como um bom sonoplasta, reproduzindo os sons da ação, Paulo Danúbio engabelava os atentos garotos até retomar a narrativa:

- E João Passo Babão continuou o galope no seu cavalo: pocotó, pocotó, pocotó, pocotó, pocotó, pocotó, pocotó pocotó, pocotó, pocotó ...


(imagem Google)

Um comentário:

  1. E haja paciência da molecada, rsrs. Vc tem uma familia mt interessante. abç

    ResponderExcluir