sábado, 4 de julho de 2009

52 - SALTOS NO FUTEBOL





             A grande maioria dos comentaristas esportivos aponta a seleção brasileira de futebol da copa do mundo de 1982 na Espanha como uma das melhores de todos os tempos. Daquele escrete canarinho participaram craques como Zico, Falcão, Sócrates, Oscar e Junior, jogadores que escreveram sua história no futebol.

            Depois de mais de vinte anos de espera por um título, o país inteiro sonhou com a conquista do tetracampeonato através do selecionado comandado pelo brilhante técnico Telê Santana.

            A seleção iniciou a competição de maneira arrasadora, vencendo sucessivos jogos e eliminando adversários de peso como a temível Argentina. A cada partida a nação se cobria ainda mais de verde e amarelo.

           Contudo, no dia 5 de julho, em Barcelona, sucumbimos diante da surpreendente seleção italiana. Em dia inspirado do atacante Paolo Rossi, os italianos venceram os brasileiros por três gols a dois.

           Milhões de torcedores brasileiros choraram com a inesperada derrota da seleção. A sensação era de luto, de perda de um título que o mundo já considerava do Brasil.
 
           Na casa da minha querida avó Maria Amélia, mesmo com o final da partida, todos permaneceram anestesiados, sem saber o que dizer ou comentar, apenas ouvindo a voz do famoso locutor de TV Luciano do Vale. Minha avó, que assistira ao jogo sentada em sua cadeira de balanço e de costas para a televisão, buscou justificar a eliminação e consolar os tristes expectadores. Arrotando conhecimento sobre o futebol, a robusta torcedora, vestida em seu “robe” característico, comentou:

          - Também, depois que João do Pulo perdeu a perna eu não acreditava mais nessa seleção.

(imagem Google)


Nenhum comentário:

Postar um comentário