sexta-feira, 24 de julho de 2009

63 - FAIXA DE PEDESTRE




          A cada dia ruas e avenidas de nossas cidades se tornam mais complicadas para trafegar. Os avanços e melhoramentos da estrutura urbana não conseguem acompanhar o crescimento vertiginoso do número de veículos que ocupam nossas vias.
 
           Embora cause dificuldade a todos, são os que andam a pé que mais sofrem com o crescimento desordenado do trânsito. Com insuficiência de faixas de pedestres e passarelas, virou um tormento atravessar avenidas movimentadas de grandes cidades.

            Francisco Brasil de Oliveira, o ferreiro conhecido como Chico Basil, desde a década de cinqüenta viajou para a grande cidade de São Paulo e acompanhou o desenvolvimento da cidade. Nascido em Lavras da Mangabeira e radicado em Várzea Alegre, pequenas cidades do interior cearense, ele conta que sofreu muitas dificuldades no trânsito de São Paulo.

           Certa vez, Chico Basil buscou atravessar uma grande avenida paulista. Com várias faixas de rolamento, não conseguia sequer por o pé na via, pois inúmeros carros, ônibus e caminhões trafegavam pelo local nas duas mãos de direção. Depois de várias travessias frustradas, assustado com o barulho dos motores e buzinas, o ferreiro viu uma pessoa caminhando apressadamente pela calçada no outro lado da avenida e decidiu pedir ajuda:

          - Ei, como é que atravesso essa avenida? – gritou, desesperadamente, Chico.

          O apressado pedestre, do outro lado da movimentada via, sem dar muita atenção ao migrante cearense, respondeu:

         - Não sei cara, eu já nasci desse lado de cá.


(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário