terça-feira, 21 de julho de 2009

61 - TAXÍMETRO CONTROLADO




          Atualmente, em grandes cidades como São Paulo, os motoristas profissionais utilizam modernos sistemas eletrônicos na escolha do melhor e mais rápido percurso para alcançar o destino. O navegador GPS ajuda os condutores perdidos nos complicados trânsitos das metrópoles.

          Contudo, mesmo com os novos equipamentos, ainda persiste o temor do viajante em uma cidade desconhecida. Saindo de aeroporto, rodoviária ou estação de trem, há sempre uma desconfiança no trajeto escolhido pelo taxista. Embora a maioria trabalhe honestamente há uma minoria de inescrupulosos que provoca a má reputação desses profissionais.

          Certo dia, o simpático Raimundo Alves de Menezes, varzealegrense conhecido por Mundin do Sapo, contra a vontade de seus familiares, decidiu viajar sozinho até Fortaleza. Chegando ao terminal rodoviário da capital, após cerca de oito horas dentro do ônibus, o caricato matuto apanhou um táxi e entregou ao motorista um papel amassado com o endereço.

         Na evidência de que o passageiro não conhecia a Capital, o motorista decidiu escolher caminhos mais logos para o destino. Porém, já prevenido das artimanhas dos taxistas, Mundin, na sua sabedoria simples de matuto, descobriu uma maneira rápida e barata de chegar ao endereço pretendido. Com seu jeito peculiar de pronunciar as palavras, com ar sério, disse:

        - Seu chofer, o queijo de mantêga que comi na parada do expresso* no Quixadá me deu uma caganeira danada. Ache logo o lugar anotado no papel. Ou vou obrar seu carro todin.


* sinônimo cearense para ônibus.
(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário