quinta-feira, 8 de julho de 2010

208 - BANQUETE PARA OS "PAULISTAS"





        Seguindo a rota dos nordestinos do sertão, muitos varzealegrenses migraram para São Paulo em busca de novas oportunidades de trabalho. Mas depois de algum tempo, quando, em férias, voltam à cidade natal são recebidos com festa e alegria pelos familiares e conterrâneos.

         Certo dia da década de 1970, no sítio Bueno Aires, em Várzea Alegre, o proprietário rural Francisco Fiúza de Lima (Fatico) e sua esposa Francisca Gonçalves Fiúza (Risalva) prepararam um verdadeiro banquete no almoço para oferecer a um grupo de parentes e amigos que acabara de chegar de São Paulo. A mesa estava repleta de deliciosos pratos preparados especialmente para os visitantes.

         José de Souza Lima, modesto agricultor de apelido Pé Véi, sentado em um banco no canto da sala, observava os conterrâneos se empanturrar com a comida oferecida pelos seus patrões Fatico e Risalva. Em certo momento, um dos visitantes finalmente chamou Pé Véi para próximo da farta mesa e perguntou:

         - Você tem vontade de ir pra São Paulo, Pé Véi?

        O agricultor, sem desviar o olhar de uma apetitosa porção de galinha caipira servida para os visitantes, com água na boca, respondeu:

         - Tenho não. Tenho vontade é de chegar do Sunpaulo.


(imagem Google)



4 comentários:

  1. é ele sabia que se chegasse de são paulo ele teria essa apetitosa recepção, muito bom esse texto parabéns

    ResponderExcluir
  2. Eu vim pra sunpaulo com 15 anos em 1985 por causa do "MUNCUZAR" que não gosto e nem sei escrever o nome de tanta raiva que tenho do tal...voltei a Varzea depois de um bucadim de ano em 2008, me convidaram pra almoçar, mas a decepção foi grande, era o tal.
    Eu ia falar o contrario de Pé Vei.

    ResponderExcluir
  3. Pé Véi,veio à feira no sábado e se dirigiu a loja de seu Vandir para comprar um tecido para fazer uma calça. Foi atendido por Serrinha que, ao "tirar" o tecido da calça foi logo pegando outra "peça" para cortar o tecido dos bolsos , quando Pé Véi falou: Carece não Serrinha, tu já viu morador de Fatico precisar de bolso nas calças???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Essa resposta foi ótima. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir