segunda-feira, 19 de julho de 2010

214 - O ELEGANTE ANCHIETA




        Ainda não descobriram maneira mais eficaz e prazerosa para conhecer as pessoas de um lugar. Caminhando despretensiosamente pelas ruas das cidades você encontra não só o povo comum, mas também personagens interessantes e diferentes.

       No sertão cearense, na Secretaria de Cultura do Município de Várzea Alegre, há uma homenagem a essa gente especial, com o resumo da história de cada uma delas.

        Nas tranqüilas, estreitas e acidentadas ruas da cidade de Várzea Alegre, circularam personalidades distintas como o paquerado seresteiro José de Anchieta Ferreira Leite, que iniciou curso de medicina em faculdade do Rio de Janeiro. Sua biografia, registrada na secretaria municipal, também inclui a incursão na música e participação, na década de 50, como figurante em filmes como “Tira a Mão Daí” e “O Massagista da Madame” .

       Anchieta, como conhecido, já adulto,desenvolveu um problema mental que interrompeu a sua vida acadêmica e artística na Cidade Maravilhosa.

       De volta a Várzea Alegre, na segunda metade do século passado, mesmo doente, sempre reaparecia pelas sossegadas ruas da pequena cidade com seu andar elegante, usando camisa de pano passado e com a calça bem acima da linha da cintura. De repente, Anchieta entrava na bodega de Luiz Silvino, no centro comercial, e, com fineza e elegância, encostava-se ao velho balcão de madeira e perguntava:

       - Luiz, aí tem cigarro a folote* que me dê um?





* expressão usada em Várzea Alegre com o significado de “sobrando”, “em excesso”.

Ilustração: Danilo Macedo Marques http://www.danilomarques.com.br/
Colaboração: Luiz Cavalcante(Luiz Silvino)

4 comentários:

  1. é anchieta foi uma grande figura folclórica de nosso município foi triste ver ele terminar sua vida trancado naquele quarto, um homem de uma inteligencia fora do comum

    ResponderExcluir
  2. Este ano, no carnaval, Anchieta foi lembrado pela Mocidade Independente Sanharol, como um dos vultos de V. Alegre. Parqbéns, por lembrar de Anchieta, suas sobrinhas vão adorar.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, como criador desta imagem que ilustra seu texto peço que por favor coloque o crédito do ilustrador, meu nome é Danilo Marques e meu site é www.danilomarques.com.br

    ResponderExcluir