sexta-feira, 13 de agosto de 2010

230 - MARIA DOS TIJOLOS






           Maria dos Tijolos viveu por vários anos em Várzea Alegre, distribuindo alegria e ingenuidade. Nascida simplesmente Maria, adquiriu seu incomum sobrenome por passar o dia inteiro circulando pelas ruas oferecendo tijolos de leite. A vendedora, com pouca lucidez, não se incomodava em voltar pra casa com todos os doces na bandeja, pois sua maior satisfação era caminhar livremente pela cidade e conversar com as pessoas.
 
           Aos domingos, na missa da Igreja de São Raimundo Nonato, Maria dos Tijolos adorava escutar o coral cantando os louvores à Nossa Senhora, principalmente o composto pelo talentoso Padre Zezinho:

            “(...) Maria que eu quero bem

            Maria de puro amor

            Igual a você ninguém

            Mãe pura do meu Senhor (...)”

           A vendedora dos doces, de batom vermelho nos lábios de sua desdentada boca, não escondia a satisfação ao ouvir o belo hino. Com um riso tímido e as mãos juntas próximo ao rosto, Maria dos Tijolos se sentia a verdadeira e única homenageada pela bela canção, mesmo alertada por um das cantoras do coral da igreja,:

           - Maria, deixa de ser besta, essa música é pra Nossa Senhora. Num é pra tu não, viu.

 

Colaboração: Israel Batista

(imagem Google)

9 comentários:

  1. Só nessa Varzea Alegra pra acontecer essas coisas, cada história viu!!!.
    Falando nisso, adoro Tijolinho de Leite viu.
    Mas essa ta muito boa primos.
    Bjosss, Aninha

    ResponderExcluir
  2. ...rsrsrsrs... me veio na cabeça, Maria com o batom bem mal passado, morrendo de achar graça sem nenhum dente na boca, o tempo inteiro perguntando se "Flavim" já tinha chegado de Fortaleza.... rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Flavim, é importante lembrar a admiração e o amor platônico que ela tinha por vc, era Deus no céu e "Flavim de Luis Silvino da budega" na terra. Abraços. Eduardo Cavalcante.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, queridos primos. Maria dos Tijolos foi a maior fã que eu tive. E jamais terei igual. Saudades de Maria...abraçoss

    ResponderExcluir
  5. maior fã daquela época, vc quer dizer...ñ da atualidade...srssrs
    bjim

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkk, é mudou o bendito(é o novo!) mas qualquer música que maria ouvisse que tivesse o nome maria ela achava que era pra ela

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Lembrei agora,kkkk ela era apaixonada por você! Como você se saía dessa, o tempo todo ela vigiando! KKKK

    ResponderExcluir
  9. Cheguei agora de Várzea Alegre... Passamos ótimos momentos na casa do César, Antonio Costa fazendo imitações e eu contando todas as suas histórias do Pedra... Só risada!

    ResponderExcluir