quinta-feira, 26 de agosto de 2010

237 - COALHADA




          Certo dia, em Várzea Alegre, no aprazível sítio Buenos Aires, ao encontrar o agricultor Pé Véi* doente e deitado em uma rede, o produtor rural Francisco Fiúza de Lima (Fatico) recomendou:

          - Pé Véi, você tá meio fraco. É bom ir na rua tomar um soro...

          Com indisfarçável temor de consultar o médico, reforçado por sua conhecida falta de coragem, o espirituoso agricultor, da rede, respondeu:

          - Fatico, se a quaiada que tomo toda boca de noite num resolve, avali o soro.

           A coalhada trata-se de um saboroso alimento resultante da coagulação do leite, bastante apreciado no interior nordestino. E talvez nem Pé Véi soubesse, mas segundo reportagem do Jornal Folha de Pernambuco, “o soro da coalhada é bastante rico em vitaminas e minerais e é tomado puro, em jejum, há milênios em vários países do Oriente Médio e da Europa Oriental”.



* Apelido de José de Souza Lima

Colaboração: Francisco de Souza Sobrinho

5 comentários:

  1. só complementando, é parecido com o famoso yorgute, muito bom esse texto, essa história é uma das mais conhecidas de pé veí

    ResponderExcluir
  2. Peguei o gancho de suas divulgações para o sábias palavras... Você vai me cobrar direito autoral? KKK Não canso de repetir, cada uma melhor do que a outra...E pra complementar, eu que amo uma coalhada, seca, molhada, soro, leite,como recheio, como sobremesa, tá sendo difícil comer só um pouquinho de vez em quando(já que estou deixando de comer proteína animal)porque é muito gostoso!

    ResponderExcluir
  3. É verdade, poeta Israel. A coalhada é o nosso delicioso iogurte.
    Fatinha, você pode pegar o gancho que quiser. Você manda por aqui....abraçosss

    ResponderExcluir
  4. Flavio.
    Não pense que estou distante,senpre almoço na pedra,tem um excelente cardápio.

    ResponderExcluir
  5. Primo, analisando a quantidade de arquivos ou seja, postagens que vc já fez, não estar na hora de escrever um livro? conte com seu primo do outro lado esquerdo da amazônia, abraços.

    ResponderExcluir