segunda-feira, 1 de novembro de 2010

268 - A VELHA URNA





          A urna eletrônica enche de orgulho a justiça eleitoral brasileira, especialmente pela rapidez e segurança na totalização dos votos. Em cada eleição são batidos recordes de rapidez na divulgação dos resultados. No último domingo, mais uma vez, representantes de vários países acompanharam a votação, no desejo de importar a nossa invejável tecnologia.

          Mas a apuração dos votos da época das cédulas de papel deixou histórias de emoção e ansiedade que não mais se repetem nos dias atuais. Nos tempos da velha urna o resultado demorava dias e era divulgado em boletins por cada seção eleitoral apurada.

          Na segunda metade do século passado, em Várzea Alegre, dois motoristas de praça, eleitores de partidos diferentes (MODEBA e ARENA), realizaram uma aposta a respeito do resultado da eleição para prefeito. Um apostou seu velho corcel e o outro, sua bem rodada belina.

          Logo após a votação, todos se reuniram para a divulgação do resultado transmitido pela Rádio Cultura de Várzea alegre. Um dos motoristas, ouvindo atentamente o locutor, à medida que seu candidato perdia nas urnas, com as mãos na cabeça, ia desabafando:

           - Vixe maria, lá se foi a biela do meu corcel.

           - Eita. Agora foi a barra de direção.

           - Lascou-se! Dessa vez perdi os pneus.



(imagem Google)

2 comentários:

  1. Naquele tempo da apuração contando cada voto, a gente sofria demais, aff!!! Eram dias de agonia. Quando tocava a música característica de mais um resultado, corriam todos ao pé do rádio prá ouvir e, depois a alegria ou uma grande tristeza.No meu caso, mais tristeza, mas é assim...kkkkkkkkkkkkk Nessa apuração que você citou, a gente chorava pela derrota do nosso candidato e, pela perda do corcel do nosso amigo. Depois de digerida mais uma derrota da MODEBA, um grupo de amigos se mobilizou e conseguiu comprar um novo carro para o nosso amigo.

    ResponderExcluir
  2. Coitado, nesse tempo o sofrimento vinha a conta gotas, e que horrivel pra ele ver o pobre "corcel" sendo perdido aos pedaços. Espero que ele não tenha apendido que no amor, na guerra e na politica pode-se esperar resultados inesperados...!!!!

    ResponderExcluir