domingo, 4 de dezembro de 2011

505 - ZAQUEU E O CHIP




Nos últimos anos a localização por intermédio de chips e rastreadores apareceu como infalível solução para vários problemas. Esses instrumentos são indicados para encontrar condenados foragidos, carros furtados, jóias roubadas e até animais perdidos nas matas.  

Há pouco tempo, no sítio Timbaúba, na cearense Várzea Alegre, surgiu mais um vendedor oferecendo a novidade para Zaqueu Guedes. O agricultor não mais precisaria se preocupar com o gado solto na roça. Bastava aplicar uns microchips e rapidamente encontraria os animais através de um localizador GPS.

Após ouvir atentamente as vantagens do moderno produto, o experiente  Zaqueu, não vislumbrando necessidade de monitorar seu pequeno rebanho, com seu bom humor e inteligência popular,  argumentou:

 - Seu moço, eu acho bom é entrar na capoêra e aboiá chamano as vaquia  pelo nome: Ehhh,  Beleza. Ohhh Ternura, Manga Rosa. Ehhh Estrela, Maiaddaaa...

Mesmo assim, o insistente vendedor continuou discorrendo sobre as vantagens dos chips, dizendo que um satélite monitoraria o gado. O agricultor, lembrando trecho da música A Morte do Vaqueiro, cantada pelo imortal Luiz Gonzaga, finalizou:

- Meu rapaz,  e esse chipos num  tem os tom grave e agudo dos chucai. Eu gosto é de ouvir o tengo, lengo, tengo, lengo, tengo...


Colaboração: Vicente Ferreira Lima Filho
(imagem Google)

3 comentários:

  1. ESSA REALMENTE VEIO NA HORA CERTA EM TEMPOS MODERNOS O VELHOZAQUEL MAIS UMA VEZ DISSE NÃO A MODERNIDADE ISSO FICOU PATENTIADO QUE NEM SEMPRE A TECNOLOGIA E OS PRODUTOS IMPORTADOS FAZ MUDAR O HOMEM SABIO E AGRICULTOR MATUTO DO ROÇADO.

    ResponderExcluir
  2. Sábio Zaqueu...Eu prefiro também o tengo, lengo, tengo, lengo tengo...

    ResponderExcluir
  3. Nada como a simplicidade, e a sabedoria do homem do campo!

    ResponderExcluir